sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Dilúvio

Podemos questionar se o dilúvio realmente aconteceu. Culturas, aparentemente sem contato entre si, registram um fato de igual proporção, e provavelmente haja indícios de que tenha realmente acontecido. Todavia, o que restou de vida no mundo, segundo os relatos do dilúvio bíblico, foi tudo aquilo que coube numa única arca. E só.
Hoje vivemos algo semelhante; um dilúvio está acontecendo. O alagamento não é pela água, mas pela precipitação infinitamente mais abundante de recursos tecnológicos a partir do momento em que, na década de 1980, o computador popularizou-se. E a duração dessa precipitação não se contam em dias, mas, já em décadas. O dilúvio bíblico já aconteceu num remoto passado; porém, o dilúvio tecnológico apenas está no início, e está vertiginosamente crescendo em intensidade. E é prematuro fazer projeções seguras sobre o destino que teremos.
Para nossa sorte, não é necessário que haja apenas uma arca e apenas um Noé. O que não se pode é perder uma das arcas, ou barcaças. É preciso emergir, fluir e navegar nas águas turbulentas desse novo dilúvio. E isso está ao alcance de cada um. O que não se pode fazer é resistir a essa precipitação, execrando-a, esconjurando-a, e mesmo tentando afastá-la pelo exorcismo.
Outra coisa. O fim do dilúvio bíblico foi anunciado por um ramo verde, e depois a arca encalhou em terra firme. No atual dilúvio não há chance de aparecerem sinais do seu fim; mas sim, os sinais de que a precipitação só tende a aumentar. E mais. Não haverá terra firme para ninguém, e ninguém poderá, sob o risco de agir insanamente, alegar que isto ou aquilo é o seu chão. Repito: não há chão firme para ninguém. Quem não se aperceber disso, naufragará.
Pierre Lévy, em seu livro "Cibercultura", já teceu um paralelo semelhante. E afirma que esse novo dilúvio veio para ficar, ou melhor, para continuamente crescer em intensidade, e chama a atenção para o fato de que cada pessoa terá inúmeras possibilidades de evoluir com esse dilúvio. Há salvavidas para todo aquele que queira se agarrar a um, minimamente falando.
Saberemos aproveitar essas aportunidades?

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,
Deixei um estudo com respostas sobre alguns questionamentos e dúvidas acerca do dilúvio e a arca de Noé em:


http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

Dêem uma olhadinha!

Um abraço!