quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

O que penso a respeito

Você deve ter notado que inseri neste blog o link "Eu sei escrever". É uma porta de acesso a um espaço aberto à discussão sobre o uso da linguagem na internet. Estive nesse espaço e lá deixei um breve comentário dando o meu apoio à iniciativa. De passagem, achei esse espaço um pouco abandonado, como algo que cheirava a promessa, apenas. Mas, vamos lá.
Este é um momento da História, provavelmente inúmeras vezes mais fantástico que o advento da imprensa no século XV. O ciberanbiente é um dos lugares onde acontece, ao infinito, a construção do hipertexto. Aonde isso nos levará? Para mim é uma incógnita.
Por opção, eu me manifesto utilizando uma linguagem formal, preocupando-me com eventuais deslizes em relação aos preceitos da língua padrão. É algo pessoal, e pronto. Isso é ser "careta"? Que importa! Sou livre para falar, só não posso ficar calado.
Tenho uma brevíssima página no orkut. Todos que ali figuram, enviaram convite para que eu participasse do seu grupo de amigos. Topei. A maioria são adolescentes e alguns são meus ex-alunos. Normalmente eles enviam seu recados utilizando a nova e maravilhosa linguagem "internetês". (Ou será uma nova língua escrita?) Eu respondo com a minha linguagem. Eu os compreendo e eles me compreendem, e nos comunicamos. Isso, sim, importa.
Creio ser irreversível o surgimento, evolução e uso dessa nova linguagem. A humanidade, como um todo, que se adapte a essa nova realidade. Nesse caso, não se deve tentar ressuscitar Dom Quixote. É se bater a esmo, perder tempo, pois não se está diante de rodopiantes pás de moinhos, mas diante de redemoimhos do tempo.
O que penso é que o ciberambiente deve, então, ser um espaço bilingüe. Como numa gigantesca praça de encontros, dependendo do tipo de encontro, que se utilise a língua/linguagem melhor apropriada a cada momento. Que a informalidade e o formal caminhem juntos. É uma forma de se adaptar aos novos tempos.
Nesse caso, é minha opinião de que devem prevalecer: inteligência, maturidade, respeito.

Nenhum comentário: