domingo, 21 de maio de 2006

Coisas da minha cidade!



A fachada acima pertence à nossa Casa da Cultura. O trabalho de Arte nas laterais do edifício, infelizmente pouco nítidas na foto, recuperou, do tempo, técnica usada na antiguidade pelo povo etrusco.
Para fazer esse trabalho há que ter sido feito um minucioso projeto, pois várias camadas de argamassa colorida, especialmente prepada, devem ser aplicadas. Nesse caso, seis foram as camadas. No fundo, a primeira camada, é aplicada argamassa na cor negra, que dá a nocão de profundidade. Depois, para cada camada, há que ter sido feito um cuidadoso projeto determinando o exato local onde será aplicada a argamassa na cor requerida. Isso significa que, em cada camada, há uma mescla de cores. Por último, aplica-se uma fina camada de argamassa branca. Esta camada receberá, então, os traços, o desenho da composição final. Depois, em sulcos e raspagens, num paciente e minucuiso trabalho feito com espátulas, vai-se retirando a argamassa, até atingir a forma e a cor determinadas pelo projeto inicial. Quem elaborou e coordenou todo o projeto foi o Sr. Edio Strei. Os escultores, os chamaremos assim, foram pessoas da nossa comunidade, cada qual se ocupando de um dos detalhes. Estre eles, estivemos eu e minha esposa Lucidalva que, por 9 anos, foi Chefe da Divisão de Cultura do Município. Foi um trabalho prazeroso! Não teve hora para começar ou acabar, pois tudo dependia do tempo de cura da argamassa que não poderia ser desrespeitado, pois poria o trabalho todo a peder.
É um espaço felizmente muito utilizado, acolhendo incontáveis e variados eventos.
Na última sexta-feira, dia 19, fomos brindados, por aproximadamente duas horas, com um magnífico trabalho peparado pelos 23 rapazes que freqüentam o Seminário São Cura D'ars, aqui da nossa pequena cidade. Dezoito dos rapazes freqüentam o Seminário Menor, que são os primeiros anos do estudo regular, entre outras coisas. Cinco deles já estão fazendo um ano de Propedêutico, que os prepara para o ingresso nos estudos da Filosofia. Destes, tenho a honra de ser professor da língua portuguesa e desenho.
Seu evento: "Academia Literária".
A partir dos pensadores da antiga Grécia, até o momento contemporâneo, fizeram uma viagem pelo mundo do hipetexto, com trechos da poesia e da literatura Universal. Entre eles, é claro, os da poesia e literatura luso-brasileira, muito bem escolhidos.
Entremeando essas peças da literatura e poesia Universal, incluíram textos de suas próprias lavras. Nestes casos, foram momentos de feliz descontração, pois que exploravam suas próprias experiências vividas no dia-a-dia do Seminário.
Não há que se relatar aqui todo o evento. Mas, dois momentos, mesclados por textos da literatura e da poesia com algo por eles preparado, a mim, pelo menos, foram momentos marcantes.
Num deles, três rapazes falavam da busca incessante da felicidade, pelo homem. Este, às vezes tão fixado está na busca da felicidade alhures, não percebe que talvez seja, ela própria, o caminho pelo qual o homem caminha à sua procura.
O outro, apesar do tema "vida e morte", uma dupla nos fez rir a valer, mesmo sendo o tema tão sério. Numa constante interação com o público presente, nos fizeram ver que as duas, vida e morte, nascem juntas e caminham o tempo todo de mãos dadas para, num determinado momento, se enlaçarem num único e derradeiro abraço.
Sete dos rapazes, contanto com violão, baixo, e instrumentos de percussão, fizeram um roteiro musical em perfeita harmonia com as coreografias e as falas.
Muito boa a performance dos seminaristas. É claro, houve momentos hilários pois que, num espetáculo desse porte, sempre há algum deslize. Somente quem nunca fez algo igual, desconhece que, em situações de eventuais esquecimentos do texto, há a alternativa do improviso. Nisto foram, também, muito felizes, descontraídos.
E assim aqui vivemos.
Reafirmo. Aqui existem os acontecimentos resultantes da nossa própria condição humana. Mas é um lugar onde respiramos e transpiramos paz. Posted by Picasa

6 comentários:

Javier López Clemente disse...

Olá Evaristo.
No entiendo tu idioma y sin embargo me llevé una gran alegría cuando dejaste una nota en mi blog.
Obrigado.
Conozco una chica brasileña que seguramente podré ver el próximo martés y le pediré que me traduzca tus palabras.
Ya te contaré...

Anônimo disse...

evaristo,

sintética ou prolixa, a palavra vale ouro.

abraço

benjamin1974© disse...

Eu entiendo su idioma mais eu posso falhare mais eu no lo escribo.
So, muchas gracias por su comentario.
La verdad es que la vida es una y todos miramos con diferentes ojos y de un angulo diferente.
A mi me gusta descubrir las pequeñas cosas ocultas que no son tan llamativas al simple mirar. Quizas como la personalidad de una persona, toma un tiempo para que uno se de cuenta como es una persona por dentro. La naturaleza esconde, como de forma encantada, tanta belleza y tantas sorpresas lindas... Y todo me hace pensar en D's y Su creacion. Como negar que D's existe si hay tantas maravillas por descubrir.
Muchas gracias y me alegro que le gusten mis fotos.

Alice disse...

Olá Evaristo,
obrigada pela sua visita. Portugal é realmente um país lindo e onde apesar de tudo podemos viver com alguma tranquilidade.
Espero que realmente um dia tenha oportunidade de nos visitar. Acho que entre brasileiros e portugueses vai existir sempre este cordão, esta ligação. Foi um brasileiro o responsável por esta onda de adoração pelas nossas raízes, pela nossa bandeira. Estamos mais elegres e optimistas, capazes de sentir que tudo é possível, basta acreditar. E isto vale para tudo na vida. ;)
Um abraço,
Alice

Rose disse...

Evaristo

Um fato realmente marcante.Arte e literatura unidas pelo laço da filosofia e de nossa magnífica lingua portuguesa.
Que bom saber que no estado em que moro acontecem maravilhas como essa.
abraço

Rose

Maquila Donna disse...

Hola Evaristo. Devuelvo la visita que hiciste a mi blog. Precisamente el sábado pasado vi la película Orfeu Negro de Marcel Camus. Aunque es una película de 1959, no la había visto antes y quedé fascinada por la deliciosa transposición del mito de Orfeo; del carnaval de Brasil y de su bella gente. Y qué música maravillosa la de Luiz Bonfá y Carlos Jobim! La musicalidad del portugués todavía resuena en mi espíritu. La has visto tú?

No es difícil entender el portugués escrito. Creo que te visitaré y leeré lo que escribas.

Saludos hermanos desde Ciudad Juárez, al norte de México.