sábado, 17 de maio de 2008

Tessitura Poética








Sete


Sete... os pecados capitais.
Do homem... todos originais.
Ter deles ciência inicial,
distancia o homem da condição animal.


Dos pecados há dois tipos:
os perdoáveis pela simples expiação;
os graves, merecedores de toda condenação.


Paixões humanas, de crescente gravidade,
extinguem no homem a suavidade,
... e a caridade.
Todas aquelas, de egocêntrica manifestação!


Sete, os pecados capitais
ferem no mortal homem
as Sete Virtudes primordiais.


Estas, dos pecados não são iguais.
Sua prática constante
eleva o homem a todo instante.


Assim:
A simplicidade...
virtus, afasta a luxúria.
A generosidade...
liberalis derrota a avareza.
A temperança...
frenum, abafa toda gula
A diligência...
industria contra a manha da preguiça.
A paciência...
patientia acalma a tola ira.
A caridade...
humanitas, terror para a inveja.
A humildade...
humilitas, nocaute na mesquinha arrogância.

Todas elas, merecedoras da boa irmã Constância.

11 comentários:

Meg disse...

Efvilha,
Não sei se informei que meu blogue mudou de endereço.
Depois de uns probleminhas meio chatos, já resolvidos, estou agora em
recalcitrantemor.blogspot.com

Um abraço e um bom fim de semana

Um Momento disse...

Meu Querido Amigo...
Mergulho nas tuas palavras...
É muito bom estaraqui , ler , sentir...
Hoje trago uns miminhos para ti...

http://momentosmimados.blogspot.com/

Espero que os aceites pois são ofertados de coração

Um beijo muito Grande ...em ti meu Amigo do Peito!

(*)

Maria Faia disse...

Estimado Amigo EFVilha,

Porque a Amizade é especial para mim, venho trazer-te um beijo amigo e fraterno.
Ah! A propósito, deixa-me dizer-te do meu gosto especial pelo número sete (7).

Bom Fim de Semana,

Maria Faia

SAM disse...

Sempre bom ler-me EFvilha. Sabedoria econtro aqui.

Beijo

Sonho & Sedução disse...

Sete os pecados capitais
Sete as maravilhas do mundo...
Sete os dias da semana...

Razão? Explicação? Quem saberá?

Uma excelente semana meu amigo

~ Marina ~ disse...

Que bom encontrar sábias e instrutivas palavras.

Uma semana repleta de virtudes primordiais pra ti!

Beijos!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Amigo, Adorei a tua poesia... Linda como sempre... Paerabéns!!!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Maristeanne disse...

Efvilha,

Fizeste-me ir ler“Apócrifos” e encontrei uma passagem que diz assim: "Pedro lhe disse:"Já que nos explicaste tudo,dize-nos isso também:o que é o pecado do mundo?" Jesus disse:"Não há pecado;sois vós que os criais,quando fazeis coisas da mesma espécie que o adultério,que é chamado'pecado"

A minha curiosidade foi além...,e vi que,não há registro dos sete pecados capitais na bíblia.


Ah, poeta,tu como sempre escrevendo extraordinariamente bem!

[obrigada por teres voltado]

(a)braços, flores, girassóis:)

Menina do Rio disse...

O homem comete mas os sete pecados, do que pratica as sete virtudes!

Um beijo

Lúcia Laborda disse...

Oie lindinho! Foi perfeito, heim? Assim é e basta que observemos para que não nos deixemos levar por eles.
Mas faz parte do crescimento espiritual.
Beijos

Maristeanne disse...

....

Poeta tocantemente perfeito.

Bom feriado!

(a)braços, flores, girassóis :)