segunda-feira, 24 de dezembro de 2007









Ceia de Natal

Meu pedaço de pão.
Seco!
Bolorento.
Meu quase almoço,
Minha ceia de Natal.

Caminhando pelas ruas,
Minha ceia nas mãos,
Sinto odores... de perus e carnes,
De castanhas saborosas,
e frutas tropicais.

Passeio minha solidão,
Nesta noite de Natal.
Choro!
E minhas lágrimas têm,
Sabores, esquecidos,
De vinhos e champanhes.

Busco meu canto.
De passagem, ouço cantos.
Entre eles... Noite Feliz,
O triste e singelo canto,
De outro pobre como eu.

Meu pedaço de pão.
Seco!
Bolorento!
Meu repasto, minha ceia.
Minha festa de Natal.

10 comentários:

*Um Momento* disse...

Meu Querido Amigo...
Emocionada com tuas palavras num abraço com carinho te agago
Um beijo caloroso ao teu coração sopro e desejo eu com toda a minha fé que tu e os teus tenham uma Santa noite de Natal hoje, e todos os dias da vossa vida
Meu Querido Amigo
Um Beijo ENORME e muito,muito agradecido
(*)

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu anjo,

Tou passando apenas para te desejar um bom Natal e um maravilhoso ano de 2008 cheio de tudo que mais precisares. E que Deus e os Anjos te concedam sempre paz, amor e saúde.
Beijos em teu coração.

Maria Faia disse...

Olá Efervilha,

Vivendo esta "festa de Natal" que nos apresenta, de forma tão real e, ao mesmo tempo, poética (como se na miséria conseguíssemos encontrar poesia...)vivo o meu sentir sobre a hipocrisia dos tempos presentes.
Festa?! Alegria?! Cantos?!
Festeja-se alegremente e canta-se qual hino? O hino de sociedade famintas de humanidade? O hino de gentes que da mentira querem fazer verdade?!
Só podem ser estes...

Obrigado pela sua passagem pelo Querubim.

Um abraço,
Maria Faia

~ Marina ~ disse...

Meu caro amigo,
Ontem, ao me dirigir à casa de amigos, para com estes participar da ceia de Natal, encontrei pelas calçadas do centro da cidade, mendigos que estendiam as mãos, pedindo uma esmola como presente de Natal. Essa cena causou-me profunda tristeza. Eu estava levava comigo alguns presentes, vinho e sorvete. Enquanto isso, muitos, não tinham sequer, comigo o pão de cada dia.
Eis os contrastes desta data: celebração pelo nascimento do Messias, que tanto pregou a igualdade social e a justiça, e a proliferação da miséria em um mundo tão desigual. Se muito não podemos fazer para mudar essa situação, mas, que façamos o possível para não contribuirmos com ela.

Saúde e paz para ti, também!

Abraços!

Isamar disse...

O Natal está de saída. Não deixemos que com ele partam a magia,a solidariedade, a amizade que o envolvem. Agarremo-las para o ano inteiro.
Beijinhos

GarçaReal disse...

Com o 2008 à espreita venho agradecer e desejar que concretizes um sonho que há muito anseias.

bjgrande

*Um Momento* disse...

Amigo de meu coração que eu tanto admiro e gosto
Passo para te abraçar , sorrindo um beijo terno te dar e desejar um lindo e colorido fim de semana
Beijo grande e carinhoso sopro eu ao teu coração
Bem Hajas por existires e me fazeres sorrir
(*)

Lúcia Laborda disse...

Lindo, triste e forte! Assim traduzo seu poema.
Quero agradecer por sua amizade e carinho.
Que 2008 seja de muita luz, muita paz, saúde e prosperidade! Que Deus abençoe seu lar e família!
Beijos

Alice Matos disse...

Querido amigo...
Quantos não há assim espalhados por este mundo fora... como se de outro planeta fossem... E quanto desprezo... quanto desdém...

Passei para deixar um beijo muito grande…
…e desejar um 2008 cheio de coisas boas… daquelas que nos ajudam a crescer como gente…

efvilha disse...

A você, que aqui veio, olhou, leu, e foi adiante, OBRIGADO.

A você, que aqui veio, olhou, leu, escreveu, e foi adiante, OBRIGADO.

Cada um, e todos vocês, são a razão de eu aqui vir.

Obrigado.